Nesta quinta-feira, 03 de outubro, o Studio-X, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro / INEPAC e a editora Zouk organizarão o lançamento do livro “O projeto como patrimônio não construído: Teatro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro”, seguido de palestra sobre o tema.
O livro levanta pressupostos teóricos e metodológicos sobre o entendimento das teorias de intervenção no patrimônio arquitetônico e o estudo comparativo de casos, nacionais e internacionais, que se aproximam das questões e dos problemas encontrados diante da tarefa de se completar um edifício inacabado de relevância como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico – o caso do Teatro do MAM do Rio de Janeiro.
Projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, o Museu teve a sua última porção adaptada a uma situação distinta da originalmente concebida a mais de cinqüenta anos, de acordo com as contingências específicas que levaram o Teatro a ser construído, e sob as determinações patrimoniais definidas pelo órgão competente para o caso. Além da referida reflexão sobre as várias hipóteses de intervenção que a situação levanta, a exposição da diferença e da distância entre a obra original, o projeto aprovado e a sua execução, está entre os objetivos do livro.
O evento é gratuito e conta com a participação do autor Rafael Barcellos Santos, e com os comentários de Flavio Ferreira, José Pessôa.
Data: 03 de outubro, quinta-feira
Horário: 18h30
Endereço: Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Para saber mais sobre o Teatro do Museu de Arte Moderna de Reidy, leia o artigo de Roberto Segre publicado no ArchDaily Brasil.
Via: Studio-X Rio
Título
Palestra e lançamento do livro “O projeto como patrimônio não construído: Teatro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro” no Studio-X RioTipo
EventoOrganizadores
De
03 de Outubro de 2013 06:30 PMAté
03 de Outubro de 2013 06:30 PMOnde
Studio-X RioEndereço